Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
_____________________
Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
Uma experiência de inserção da Paleontologia no ensino fundamental em diferentes regiões do Brasil
Tarsila Novais
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié, Jequiezinho, Jequié - BA, tarsila_novais@hotmail.com
Alcemar Rodrigues Martello
Universidade Estadual do Paraná, campus União da Vitória, União da Vitória - PR.
Luciane Carvalho Oleques
Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa, Santa Rosa - RS.
Luciano Artemio Leal
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié, Jequiezinho, Jequié - BA
Átila Augusto Stock da-Rosa4
Universidade Federal de Santa Maria, Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia, Departamento de Geociências, Santa Maria - RS.
ABSTRACT : In the search for alternatives to the teaching of Paleontology the understanding of students conceptions is of great interest. This work is a quali-quantitative research with the aim of mapping the concepts of Paleontology of elementary students of Brazilian public schools. A questionnaire was used for collecting data from a total of 64 students (Jaci Paraná, 25; Jequié, 19; Santa Maria, 20). The results show that the presence of paleontological evidence or records in the region where students live does not influence their conceptions. It also showed the difficulties of the student in building a scientific conception of Palaeontology, although, they exhibited misconceptions based on views presented in the media and common sense.
RESUMO : Na busca por alternativas para o ensino sobre Paleontologia é de grande interesse o entendimento das concepções dos alunos. Este trabalho resulta de uma pesquisa qualiquantitativa com o objetivo de mapear as concepções sobre Paleontologia dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas brasileiras. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, sendo aplicado a um total de 64 alunos (Jaci Paraná, 25; Jequié, 19; Santa Maria, 20). Os resultados obtidos mostram que a presença de evidências ou registros paleontológicos na região onde os alunos estão inseridos não influencia nas concepções apresentadas pelos mesmos. Evidenciou-se também, as dificuldades que os estudantes possuem em conceituar de forma cientifica a Paleontologia, embora consigam apresentar concepções equivocadas baseadas na mídia e no senso comum.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências, senso comum, alternativas metodológicas.
Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -
Desenvolvimento: